segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Parábola dos Potes ...

Havia dois grandes potes e belos que, num canto do quintal, falavam entre si: - Ah, que tédio! Que vida! Viver aqui exposto a tudo, sol, vento, chuva, calor… Por mais que me proteja, como sobreviverei? Aqui estou perfeitamente tampado, lacrado para proteger-me e ainda assim sinto-me ameaçado, vazio. Não vejo graça em estar aqui. Tranquilamente retrucava o outro pote: - Veja, eu me encontro aqui, aberto, nada me protege a boca, ou melhor, o meu interior. Cai chuva, eu a recebo. Vem o vento, eu o sinto dentro de mim. Vem o sol e me leva as gotinhas que retornam para o céu. E nem por isso sinto-me ameaçado… - Ora, grande vantagem! Seu interior não guarda mais a cor original como o meu, sua cor é cada vez mais diferente. Você não é mais o mesmo… - Sim, e isso me alegra! O meu interior transforma-se a cada dia à medida que novas coisas me penetram. Posso sentir cada criatura que me visita e cada uma delas deixa algo de si para mim, assim como deixo para elas, pouco a pouco, a minha cor. - É mais… Você não tem mais paz, a todo instante você é solicitado, carregam você todo o dia para levar água, ao passo que eu permaneço no meu lugar. Ninguém me incomoda, quando se aproximam já sei que é a você que eles querem. - Sim, se me solicitam é porque tenho algo a dar e o que dôo não é diferente do que você pode dar. Deixo-me encher pela água da chuva, que cai tanto sobre mim quanto sobre você. Encho-me até transbordar. Outros seres precisam desta água e eu os sirvo. Esvazio-me e deixo-me encher de novo, assim minha vida é um constante dar e receber. Enquanto isso me desinstalo, saio do meu pequeno mundo e vou ao encontro de outros mundos. Já conheci potes diversos, animais, pessoas, tantas coisas e seres! E cada uma faz-me perceber, ainda mais, o pote que eu sou. - Não sei… Se continuar assim, brevemente serás um pote quebrado, gasto, e então de que adiantará tudo isso? - Creio que se me desgasto a cada dia é para ser possível levar vida a outros seres. Vejo que o mais importante não é ser um pote intacto tal como fui feito, mas um pote de valor como estou tornando-me. Se vou durar pouco tempo não importa, se o pouco que eu viver tiver sentido trouxer-me alegrias e fizer-me sentir cada vez mais o que é ser pote, isto me basta. Já era tarde, o sol já havia se escondido quando os dois se cansaram de falar. O pote aberto, sentindo-se cansado logo adormeceu o que não foi possível para o outro pote; ele não conseguira dormir, pois algumas palavras ditas pelo companheiro vinham-lhe à mente e não o deixaram em paz. TRANSFORMAR O INTERIOR! TER PAZ! ESVAZIAR-SE! DEIXAR-SE ENCHER! DEIXAR ALGO DE SI! SER POTE! DESINSTALAR-SE! SER PEQUENO MUNDO! SER FELIZ! SER ÚTIL AO PRÓXIMO! LEVAR ALEGRIA! SER HUMILDE! SER PACIENTE! SER MANSO! COMPROMETER-SE COM O REINO DE DEUS! Na manhã seguinte, enquanto um pote acordava, o outro dormia, porque foi grande o seu esforço para tirar a tampa que o acompanhava por tanto tempo.GCL

Nenhum comentário:

Postar um comentário